Está ficando cada vez mais impossível imaginarmos nossa vida sem a tecnologia. As inovações tomam conta do nosso dia a dia de diferentes formas e, por isso mesmo, não poderia ser diferente quando o assunto é a educação.

Computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones) facilitam a vida de estudantes, pois permitem acesso a pesquisas e a diferentes conteúdos (em formatos de arquivo diversos). Antigamente, os materiais de pesquisa se resumiam a livros e apostilas em bibliotecas e livrarias. Hoje em dia, onde quer que estejam, basta um clique para ter em segundos uma infinidade de informações à disposição.

Mas as facilidades que o uso da tecnologia trouxe para a área da educação não param por ai. Diversas ferramentas tornam o aprendizado uma experiência única e inspiradora. É o caso de animações, que incorporam uma estética lúdica aos conteúdos, podendo também aproximar o estudo digital do presencial por meio de técnicas como o Whiteboard.

Outra inovação tecnológica no meio da educação são os vídeos interativos preparados em cursos e treinamentos de diversos setores. Essa modalidade de produção permite que o aluno trace seu próprio trajeto de desenvolvimento a partir de conteúdos pré-selecionados, contribuindo para resultados mais personalizados e gerando mais engajamento nas atividades. É uma nova ferramenta que tem tido cada vez mais altos índices de utilização nos últimos anos e que pode ser trabalhada para soluções pontuais ou para temas mais abrangentes.

Vale destacar também o papel de outro tipo de produção que tem chamado a atenção principalmente em treinamentos corporativos. Trata-se da Realidade Virtual, um conceito que possibilita novas formas de lidar com o espaço e com situações complexas, especialmente em ambientes que envolvam riscos quaisquer que sejam. O exemplo é clássico, mas vale ser citado: imagine um treinamento de desarmamento de bombas. A simulação é hoje a melhor maneira de capacitar profissionais para essa atividade, pois evita que acidentes aconteçam enquanto os desarmadores não estão habilitados. Mas também não precisamos imaginar situações tão emocionantes: as simulações são muito úteis para treinar profissionais sem que haja desperdício de matérias-primas ou para alinhar processos de maneira eficiente, evitando que surjam surpresas em seu desempenho quando chegarem à prática.

A tecnologia sempre foi nossa aliada em nosso desenvolvimento, desde os primórdios da existência humana, e sempre será. Enquanto tivermos capacidade de inventarmos e reinventarmos ferramentas, técnicas, processos, …estaremos aliando a tecnologia a tudo o que nos for conveniente, em benefício do nosso maior aproveitamento de recursos e de tempo. E a educação sempre será a maior e melhor ferramenta que utilizaremos para o desenvolvimento de pessoas.

A Ideale é especialista em cada uma das modalidades de produção citadas e em muitas outras. Quer conhecer mais?

Leave a Reply

Your email address will not be published.